Uso dos porquês - 16 Exercícios com gabarito
01. (FJPF) – Observe o emprego
do termo sublinhado na frase “Por que há médicos,
advogados, professores e engenheiros despreparados, vamos batalhar pelo
fechamento dos educandários por onde se formaram?”. Sabendo-se que o termo em
negrito acima tem quatro formas distintas de grafia, pode-se afirmar que há
incorreção na frase:
a) Não se sabe por que os jornalistas
tinham baixa formação.
b) Não se sabe o porquê de os
jornalistas terem baixa formação.
c) Os jornalistas tinham baixa
formação por que?
d) Os jornalistas tinham baixa
formação porque não havia cursos especializados.
e) Os cursos por que passavam os
jornalistas eram de curta direção.
02. A razão
_________ se premiou Pamuk é clara, mas sempre haverá quem pergunte _________
não foi outro o premiado. Preencha corretamente as lacunas da frase acima, na
ordem dada:
a) por que – por que
b) por que – porque
c) porquê – por que
d) porque – porque
e) por que – porquê
03. (Fundação Euclides da Cunha) – No trecho “O
‘modelo do limão’ proposto por George Akerlof ajuda a compreender por que os
governos não estão dispostos a pagar salários de mercado para bons
professores”, a palavra sublinhada foi escrita com os elementos separados.
Sabendo-se que esta palavra também pode ser escrita com os elementos juntos,
ora sem acento gráfico, ora com acento gráfico, pode-se afirmar que está
incorreta a frase:
a) As autoridades sabiam que
havia problemas de salário, mas não conseguiam informar por quê.
b) Poucos conhecem os reais
motivos porque no Brasil se remunera tão mal o professor.
c) É preciso conhecer o porquê
de um problema, antes de buscar-se uma solução.
d) As secretarias de educação não
informam por que o salário dos professores é tão baixo.
e) O salário dos professores é baixo,
porque é ineficiente a política de contratação e avaliação de desempenho.
04. _____ você não resolveu todas
as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras.
a) Porque – porque – porquê
b) Por que – porque – porquê
c) Por que – por que – porquê
d) Porquê – por que – por quê
e) Por quê – porquê – por que
05. (FGV) – Assinale a
alternativa correta quanto ao uso de “porque”, “porquê”, “por que”, “por
quê”:
a) Não saiu por que chovia.
b) Não sei por que brigamos.
c) Respondi por quê tinha
certeza.
d) Porque você não correu?
06. A alternativa incorreta quanto
ao emprego do porquê é:
a) Não revelou o motivo por que não
foi ao trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já
havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha
viagem.
d) Ele não veio por que estava
doente.
e) Porque houve um engarrafamento,
chegou atrasado ao colégio.
07. (FGV) – Assinale a
alternativa correta quanto ao uso de porque, porquê, por que, por quê:
a) Porquê você estava tão
alegre?
b) Estava alegre por que
vencera.
c) Você estava tão alegre por
quê?
d) Por que amava, estava alegre.
08. “O ______________ de não estar
conversando é ______________ quero estar concentrada.” A sequência correta de
palavras que completa o excerto encontra-se em:
a) por quê – por que
b) porque – porque
c) porquê – porquê
d) por quê – por quê
e) porquê – porque
09. Observe o uso do “porque” na
frase: “A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na
hora.” Agora, analise as seguintes:
I. Porque deixar de lado uma causa
porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa
luta.
III. Ele vivia tranquilamente, porque
tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por
quê?
V. Pergunto por que você é tão
irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha
esposa.
Assinale a única alternativa
correta:
a) As frases I e II são as únicas
corretas.
b) As frases I, III e V são
corretas.
c) Na frase II, o porquê é um
substantivo.
d) Apenas a frase IV está
correta.
e) Apenas a frase VI está correta.
10. Explique o motivo da
utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho
o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”
a) Os dois porquês são utilizados
aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de não
gostar de ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da
frase e o outro levando acento porque está no final da frase.
b) A primeira forma indica a
explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é
um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que
todos sabem disso, podendo ser substituído por “motivo”.
c) A primeira forma indica motivo,
tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A
segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento
apenas porque está no final da frase.
d) A primeira forma indica causa,
tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que
está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado
porque é um substantivo que está no final da frase.
e) A primeira forma indica causa,
tendo o valor de “porém”, não estando acentuado porque é um substantivo que
está no início de frase. A segunda indica explicação, estando acentuado porque
é um substantivo que está no final da frase.
11. Indique qual é a frase cujo
uso do “porquê” está correto.
a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol.
b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras.
c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente.
d) Mudei de canal por quê quis.
e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação.
a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol.
b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras.
c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente.
d) Mudei de canal por quê quis.
e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação.
12. (ESA) Assinale a
alternativa que completa corretamente as lacunas do parágrafo a seguir.
O chefe perguntou-lhe ____ chegara
atrasado, já antevendo a explicação de sempre:_____o trem não cumpriu o
horário;_____o trânsito estava muito lento; e os engarrafamentos_____passara
eram infindáveis.
A) por que - porque - porque - por
que
B) por que - por que - porquê -
porque
C) por que - por que - porque -
porquê
D) porquê - porque - por que - por que
E) porque - por que - porque –
porque
13. (FUVEST) Assinale a
frase gramaticalmente correta:
a) Não sei por que discutimos.
b) Ele não veio por que estava
doente.
c) Mas porque não veio ontem?
d) Não respondi porquê não sabia.
e) Eis o porque da minha viagem.
14. Assinale a alternativa que
apresenta erro quanto ao emprego do porquê:
a) Não sei por que as cousas ocultam
tanto mistério.
b) Os poetas traduzem o sentido das
cousas sem dizer por quê.
c) Eis o motivo porque os meus
sentidos aprenderam sozinhos: as cousas têm existência.
d) Por que os filósofos pensam que as
cousas sejam o que parecem ser?
e) Os homens indagam o porquê das
estranhezas das cousas.
15. Assinale a única alternativa em
que a expressão "porque" deve vir separada:
a) Em breve compreenderás porque
tanta luta por um motivo tão simples.
b) Não compareci à reunião porque
estava viajando.
c) Se o Brasil precisa do trabalho de
todos é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d) Ainda não se descobriu o porquê de
tantos desentendimentos.
e) Choveu durante a noite, porque as
ruas estão molhadas.
16. (TRT) ..........
você brinca? .......... ? Ora, .......... me agrada. A experiência ..........
passei, foi desagradável. Depois você saberá o .......... .
a) porque - porquê - porque - porque
- por que
b) por que - porquê - porque - porque
- porque
c) por que - porquê - porque - porque
- por quê
d) porque - porque - por quê - porque
- por que
e) por que - por quê - porque - por
que - porquê
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10
|
C
|
A
|
B
|
B
|
B
|
D
|
C
|
E
|
C
|
B
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
C
|
A
|
A
|
C
|
A
|
E
|
Um comentário:
Adorei o teste
ACERTEI 15.
Postar um comentário