terça-feira, 19 de março de 2019

Uso dos porquês - 16 Exercícios com gabarito


Uso dos porquês - 16 Exercícios com gabarito

01. (FJPF) – Observe o emprego do termo sublinhado na frase “Por que há médicos, advogados, professores e engenheiros despreparados, vamos batalhar pelo fechamento dos educandários por onde se formaram?”. Sabendo-se que o termo em negrito acima tem quatro formas distintas de grafia, pode-se afirmar que há incorreção na frase: 

a) Não se sabe por que os jornalistas tinham baixa formação. 
b) Não se sabe o porquê de os jornalistas terem baixa formação. 
c) Os jornalistas tinham baixa formação por que? 
d) Os jornalistas tinham baixa formação porque não havia cursos especializados. 
e) Os cursos por que passavam os jornalistas eram de curta direção.

02.  A razão _________ se premiou Pamuk é clara, mas sempre haverá quem pergunte _________ não foi outro o premiado. Preencha corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: 

a) por que – por que 
b) por que – porque 
c) porquê – por que 
d) porque – porque 
e) por que – porquê

03. (Fundação Euclides da Cunha) – No trecho “O ‘modelo do limão’ proposto por George Akerlof ajuda a compreender por que os governos não estão dispostos a pagar salários de mercado para bons professores”, a palavra sublinhada foi escrita com os elementos separados. Sabendo-se que esta palavra também pode ser escrita com os elementos juntos, ora sem acento gráfico, ora com acento gráfico, pode-se afirmar que está incorreta a frase: 

a) As autoridades sabiam que havia problemas de salário, mas não conseguiam informar por quê. 
b) Poucos conhecem os reais motivos porque no Brasil se remunera tão mal o professor. 
c) É preciso conhecer o porquê de um problema, antes de buscar-se uma solução.
d) As secretarias de educação não informam por que o salário dos professores é tão baixo. 
e) O salário dos professores é baixo, porque é ineficiente a política de contratação e avaliação de desempenho.

04.  _____ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _____ você não sabe o _____ das regras. 

a) Porque – porque – porquê 
b) Por que – porque – porquê 
c) Por que – por que – porquê 
d) Porquê – por que – por quê 
e) Por quê – porquê – por que

05. (FGV) – Assinale a alternativa correta quanto ao uso de “porque”, “porquê”, “por que”, “por quê”: 

a) Não saiu por que chovia. 
b) Não sei por que brigamos. 
c) Respondi por quê tinha certeza. 
d) Porque você não correu?

06. A alternativa incorreta quanto ao emprego do porquê é: 

a) Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho. 
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido. 
c) Eis o porquê da minha viagem. 
d) Ele não veio por que estava doente. 
e) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

07. (FGV) – Assinale a alternativa correta quanto ao uso de porque, porquê, por que, por quê: 

a) Porquê você estava tão alegre? 
b) Estava alegre por que vencera. 
c) Você estava tão alegre por quê? 
d) Por que amava, estava alegre.

08. “O ______________ de não estar conversando é ______________ quero estar concentrada.” A sequência correta de palavras que completa o excerto encontra-se em: 

a) por quê – por que 
b) porque – porque 
c) porquê – porquê 
d) por quê – por quê 
e) porquê – porque

09.  Observe o uso do “porque” na frase: “A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora.” Agora, analise as seguintes: 
I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo? 
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta. 
III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê? 
V. Pergunto por que você é tão irresponsável. 
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa. 

Assinale a única alternativa correta: 
a) As frases I e II são as únicas corretas. 
b) As frases I, III e V são corretas. 
c) Na frase II, o porquê é um substantivo. 
d) Apenas a frase IV está correta. 
e) Apenas a frase VI está correta.

10. Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.” 

a) Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de não gostar de ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase. 
b) A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, podendo ser substituído por “motivo”. 
c) A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase. 
d) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase. 
e) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “porém”, não estando acentuado porque é um substantivo que está no início de frase. A segunda indica explicação, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.

11.  Indique qual é a frase cujo uso do “porquê” está correto.

a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol.
b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras.
c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente.
d) Mudei de canal por quê quis.
e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação.

12. (ESA) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do parágrafo a seguir. 

O chefe perguntou-lhe ____ chegara atrasado, já antevendo a explicação de sempre:_____o trem não cumpriu o horário;_____o trânsito estava muito lento; e os engarrafamentos_____passara eram infindáveis. 

A) por que - porque - porque - por que 
B) por que - por que - porquê - porque 
C) por que - por que - porque - porquê 
D) porquê - porque - por que - por que 
E) porque - por que - porque – porque 

13. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:

a) Não sei por que discutimos.
b) Ele não veio por que estava doente.
c) Mas porque não veio ontem?
d) Não respondi porquê não sabia.
e) Eis o porque da minha viagem.

14. Assinale a alternativa que apresenta erro quanto ao emprego do porquê:

a) Não sei por que as cousas ocultam tanto mistério.
b) Os poetas traduzem o sentido das cousas sem dizer por quê.
c) Eis o motivo porque os meus sentidos aprenderam sozinhos: as cousas têm existência.
d) Por que os filósofos pensam que as cousas sejam o que parecem ser?
e) Os homens indagam o porquê das estranhezas das cousas.

15. Assinale a única alternativa em que a expressão "porque" deve vir separada:

a) Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples.
b) Não compareci à reunião porque estava viajando.
c) Se o Brasil precisa do trabalho de todos é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d) Ainda não se descobriu o porquê de tantos desentendimentos.
e) Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.

16. (TRT) .......... você brinca? .......... ? Ora, .......... me agrada. A experiência .......... passei, foi desagradável. Depois você saberá o .......... .

a) porque - porquê - porque - porque - por que
b) por que - porquê - porque - porque - porque
c) por que - porquê - porque - porque - por quê
d) porque - porque - por quê - porque - por que
e) por que - por quê - porque - por que - porquê
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
A
B
B
B
D
C
E
C
B
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
C
A
A
C
A
E


Um comentário:

regina disse...

Adorei o teste
ACERTEI 15.