Questões sobre Crase
ACENTO
GRAVE
1. “Antes do treinamento, só 5%
sentiam-se à vontade com internet.” (2º§) A alternativa a seguir em que o
sinal indicativo de crase foi usado pelo mesmo motivo de “à vontade” é:
a) Os alunos
entregaram à professora os trabalhos copiados da internet.
b) A internet revolucionou
a comunicação e proporcionou conforto às pessoas.
c) Os professores
saíram, às pressas, procurando os indícios de fraudes dos alunos.
d) As gerações
anteriores se referem às inovações tecnológicas com espanto e curiosidade.
2. O uso do acento grave indicador de
crase só é opcional em
a) “Os melhores
dados com relação à existência de outros planetas vêm do
satélite da NASA Kepler [...]”
b) “Agora que temos
a certeza de que existe um número enorme de planetas com características
físicas semelhantes às da Terra [...]”
c) “Marcando o
tempo que demora para o planeta passar em frente à estrela
[...] é possível determinar o tamanho e massa do planeta.”
d) “[...] quando um
planeta passa em frente à sua estrela (por exemplo, Vênus
passando em frente ao Sol) o brilho da estrela é ligeiramente diminuído.”
3. O título do texto apresenta a
ocorrência de crase no trecho: ‘maior ameaça à soberania nacional’.
Reconhecendo-se o contexto em que se insere o estudo da crase, é pertinente que
o professor de língua portuguesa conduza seus alunos ao entendimento de que
a) sendo um fenômeno
relacionado à sintaxe, torna-se indiferente a substituição do complemento por
qualquer outra palavra.
b) os termos regidos
pela preposição “a” podem ser considerados exclusivos determinantes para
que tal fenômeno ocorra ou não.
c) a acentuação
gráfica é indicada como um dos principais tópicos a serem explorados na
compreensão do fenômeno da crase, tendo em vista o emprego do acento grave.
d) pode-se estabelecer
uma relação entre o estudo da crase e a sintaxe, já que existe a possibilidade
de que os termos diante dos quais ocorre a crase exerçam funções de
complementos ou de adjuntos adverbiais.
4. “[...] a
gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou
de oposição a um contexto social.” a correção da ocorrência de crase seria
corretamente mantida em:
a) [...] a gíria
liga-se à linguagem [...]
b) [...] à gíria
liga-se à linguagem [...]
c) [...] a gíria está
mais ligada à grupos [...]
d) [...] à linguagem
está mais ligada à gíria [...]
5. E não
foi ensinada ___ criar _____ partir da dor.
No primeiro parágrafo, há lacunas que
devem ser preenchidas, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, com,
respectivamente:
a) a / a.
b) a / à.
c) à / a.
d) à / à.
6. Assinale a alternativa cujo uso do
acento grave indicador de crase se justifica pelo mesmo motivo que em “Fazia
um pouco de frio porque chovera à noite, chuvinha fina, boba.”
(2º§)
a) À direita fica o
hospital, onde dona Valentina passou a noite.
b) Dona Valentina saiu
de casa às 18h para garantir a sua consulta.
c) Refiro-me à dona
Valentina, a senhora que está na fila desde a madrugada.
d) Dona Valentina foi
à farmácia comprar os medicamentos receitados pelo médico.
7. No trecho “[...] o progresso
das armas de extermínio maciço está entregue à sua competência”, o uso do
acento grave como indicador de crase é opcional. Assinale a alternativa em que
o uso desse mesmo recurso também é opcional.
a) “Eles assistiram
àquela peça várias vezes.”
b) “Os homens chegaram
cedo à casa da avó.”
c) “Suas prerrogativas
estão relacionadas às dele.”
d) “Caminharam até à
casa dos amigos para brincar.”
8. Acerca das relações estabelecidas
entre termos regentes e termos regidos, assinale a afirmativa cuja expressão
indica correção.
a) No trecho “em
todas as esferas”, a substituição de “em” por “a” acarretaria a
inserção do sinal indicativo de crase no “a”.
b) O sinal indicativo
de crase em “Reduzido a uma só frase” é facultativo pelo fato de que
após o “a” segue-se o artigo indefinido “uma”.
c) Desconsiderando
alterações semânticas, a substituição de “Reduzido a uma só frase” por
“Reduzindo à frase” exemplifica o fenômeno da crase por motivo sintático.
d) No trecho “malfeito
e contrário à liberdade”, o sinal indicativo de crase no “a”
apresenta-se como fenômeno diacrônico consolidado, como pode ser visto em
“contra-ataque” em que se verifica contração de duas letras vogais em contato.
Em “Mesmo assim, há questões
básicas relativas ao que chamamos de sociedade patriarcal às quais ninguém pode
se furtar. Nessa mesma sociedade em que o poder concerne aos homens, não
podemos dizer que às mulheres foi reservada a violência? ” (4º§)
9.é possível reconhecer duas ocorrências de crase que se mostram
facultativas de acordo com a justificativa para sua aplicação.
a)
se mostram facultativas de acordo
com a justificativa para sua aplicação.
b)
têm como justificativa para sua
aplicação o fato de estarem diante de palavras cuja flexão é indicada pelo
plural.
c)
poderiam ser eliminadas caso o
termo regente, responsável pela exigência da preposição “a” fosse substituído
por outro termo qualquer.
d)
apresentam termos regentes que
exigem o emprego da preposição “a” associado à presença do artigo “a” em sua
variação no plural.
10.“Mal-amados, mal-ensinados, jovens
abrem caminho às cotoveladas e aos pontapés.” Assinale a alternativa em que
o acento da crase foi utilizado pela mesma razão da frase anterior:
a) Os jovens se
dirigiram àquela festa.
b) Eles saíram às
escondidas dos pais.
c) Os educadores se
referiram à violência entre os jovens.
d) Os estudantes
fizeram uma excursão à França.
e) Essa reportagem é
semelhante à que li ontem.
11. A mesma obrigatoriedade para o
emprego do sinal de crase em “Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as
mãos agarradas à boca do saco [...]” (1º) pode ser vista no exemplo:
a) Tranquilize-se,
aspiro àquela vaga específica, e não à sua.
b) Dirigiu-se à minha
casa, onde ficaria hospedado por alguns dias.
c) Diante de tal
demanda, o funcionário colocou-se à sua disposição.
d) Convocaria à
qualquer pessoa que atendesse aos requisitos descritos.
12. Considerando o estudo da crase,
sabe-se que o emprego do acento grave para indicá-la pode ser obrigatório,
facultativo ou inadequado. A adequação presente em “reverência à tecnologia”
(1º§) apresenta a mesma justificativa vista em:
a) A cada dia
excluem-se às afetividades.
b) Tal situação traz
insegurança à classe menos favorecida.
c) Neste caso, à
presença de mulheres cria problemas legais.
d) As ações foram
planejadas para que fossem executadas à noite.
13. Assinale a opção em que o “a”
sublinhado nas duas frases deve receber o acento grave indicativo de crase.
a) Fui a casa
de meu pai. Lá, algumas pessoas preconceituosas ficaram a distância.
b) O professor se
referiu a todos que estavam presentes. Eles ficaram
frente a frente.
c) O mérito foi
dedicado a eles. Os supervisores chegaram a uma
hora em ponto na escola
d) Os estudantes
vestiram-se a Momo. Eles foram barrados pelos seguranças a entrada
do salão de baile.
14. Assinale a alternativa INCORRETA
quanto ao uso do acento indicador da crase:
a) As pessoas vivem à
vontade nos espaços públicos sem ter cuidado com a limpeza.
b) Cuidar da limpeza
deve ser uma opção de todos, pois estaremos prestando um bem à vida do planeta.
c) Os especialistas
chamam a atenção para uma peculiaridade que ajuda à compreender o comportamento
daqueles que não se preocupam com a vida do planeta.
d) O brasileiro é
avesso às políticas que visam ao bem coletivo?
e) À beira de uma
catástrofe ecológica, muitos continuam maltratando a natureza.
15. Assinale a afirmativa em que o
uso da crase encontra-se INCORRETO:
a) O dicionário estava
à disposição.
b) Ela se referiu à
ilha deserta.
c) Ficamos frente à
frente.
d) Cheguei à uma hora
em ponto.
e) Deram emprego
àquela senhora.
Gabarito: 1 C 2 D 3 D 4 A 5 A 6 B 7 D 8
C 9 D 10 B 11 A 12 B 13 D 14 C 15 C
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