terça-feira, 19 de março de 2019

Adjunto Adnominal x Complemento Nominal

Adjunto adnominal: artigo, pronome, adjetivo e numeral (agente)
ü  O amor do pai é grande. (do pai e o temo agente)
Complemento Nominal: termo com preposição (ao pai é o paciente)
ü  O amor ao pai é grande. (Paciente)
Classifique os termos destacados, conforme o código abaixo.
a)    Adjunto adnominal
b)    Complemento nominal
1. A construção da ponte foi demorada.
2. O gosto de Joana por doces é imenso.
3. A oferta dos amigos foi generosa.
4. A oferta aos amigos foi generosa.
5. Ela estava ávida por amor.
6. Atenciosamente ao cargo, ele fez tudo.
7. O direito do brasileiro é real.
8. O direito ao voto é real.
9. A compra do imóvel se tornou realidade.
10. A compra de meu presente estourou o orçamento.
11. A compra de natal por meus pais estourou o orçamento.
12. Estou feliz com a situação.
13. Quebro-te a cara se não votares.
14. Ser-me-á muito útil todo o material.
15. A certeza da vitória estimulava-me.
16. A certeza dos jogadores era evidente.
17. A oferta do amigo veio em boa hora.
18. A oferta do amigo veio em boa hora.
19. Quero-lhe beijar a boca.
20. Isso lhe foi terrível.

________________________________________________


1. A construção da ponte foi demorada. (Adjunto Adnominal)
2. O gosto de Joana por doces é imenso. (Adjunto Adnominal)
3. A oferta dos amigos foi generosa. (Adjunto Adnominal)
4. A oferta aos amigos foi generosa. (Complemento Nominal)
5. Ela estava ávida por amor. (Complemento Nominal)
6. Atenciosamente ao cargo, ele fez tudo. (Complemento nominal)
7. O direito do brasileiro é real. (Adjunto Adnominal)
8. O direito ao voto é real. (Complemento Nominal)
9. A compra do imóvel se tornou realidade. (Complemento nominal)
10. A compra de meu presente estourou o orçamento. (Complemento nominal
11. A compra de natal por meus pais estourou o orçamento. ((Adjunto Adnominal)
12. Estou feliz com a situação. (Complemento Nominal)
13. Quebro-te a cara se não votares. (Adjunto Adnominal)
14. Ser-me-á muito útil todo o material. (Complemento Nominal) 
15. A certeza da vitória estimulava-me. (Complemento Nominal)
16. A certeza dos jogadores era evidente. (Adjunto Adnominal)
17. A oferta do amigo veio em boa hora. ( Adjunto Adnominal)
18. A oferta ao amigo veio em boa hora. (Complemento Nominal)
19. Quero-lhe beijar a boca. (Adjunto Adnominal)
20. Isso lhe foi terrível. (Complemento Nominal)

Nenhum comentário: