quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

PROVA - LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 4.
‘Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi: “Feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida (John Lennon).

1) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) Na escola, ele aprendeu a importância de ser feliz.
b) A felicidade e a vida estão intrinsecamente ligadas.
c) A mãe sempre o incentivou para estudar e progredir.
d) Ele não tinha certeza do queria ser quando crescesse.

2) Observe:
[...] minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do enunciado em destaque.
a) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
b) Oração Coordenada Adjetiva Explicativa.
c) Oração Subordinada Adverbial Causal.
d) Oração Coordenada Assindética Aditiva.

3) De acordo com as normas de colocação pronominal, assinale a alternativa incorreta.
a) [...] minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave [...].
b) Eles me disseram que eu não entendi a pergunta [...].
c) Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser [...].
d) [...] eu lhes disse que eles não entendiam a vida.

4) Eu escrevi: “Feliz”. Assinale a alternativa que apresenta a correta justificativa para o uso de aspas no vocábulo em destaque.
a) Para expressar a grande emoção que esta palavra representa.
b) Para destacar um discurso indireto.
c) Para destacar uma palavra incomum usada propositalmente.
d) Para demonstrar como foi a resposta à pergunta recebida.

5) Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O verbo “assistir” pode ser transitivo direto ou indireto a depender do contexto em que for utilizado.
( ) O verbo “haver” é pessoal e deve concordar em número e pessoa com o sujeito e complementos.
( ) A palavra “meio”, quando utilizada como advérbio, deve ser flexionada e concordar com o substantivo ou adjetivo a quem se refere. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V, V, F.
b) F, V, V.
c) F, F, V.
d) V, F, F.

6) Assinale a alternativa que foi grafada incorretamente, ou seja, àquela em que há palavras com erros ortográficos.
a) O produto será encontrado na seção que está indicada pela placa.
b) O herdeiro recebeu a cessão de direitos hereditários.
c) A sessão das terras foi autorizada e assinada pela autoridade local.
d) A multidão chegou cedo para votar na seção eleitoral de sua cidade.
Leia o texto abaixo para responder às questões de 7 a 10.
O Rio Severino
Um tísico à míngua espera a tarde inteira
Pela assistência que não vem
Mas vem de tudo n`água suja, escura e espessa deste
Rio Severino, morte e vida vêm
Mas quem não tem abc não pode entender HIV
Nem cobrir, evitar ou ferver
O rio é um rosário cujas contas são cidades
À espera de um Deus que dê
Quem possa lhes dizer [...]
Os Paralamas do Sucesso
7) Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Há uma crítica implícita às autoridades que não oferecem assistência a um povo esquecido.
II. “abc” e “HIV” são palavras convergentes, isto porque apresentam sentidos contraditórios.
III. Há um povo sofrido que se apoia na fé para a solução de seus problemas.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas a afirmativa III está correta.

8) “Pela assistência que não vem / ‘Mas’ vem de tudo n`água suja”.
Assinale a alternativa que apresenta a correta relação estabelecida pela conjunção em destaque.
a) explicação.
.b) oposição.
c) consequência
d) acréscimo.

9) “Um tísico à míngua espera a tarde inteira”. Assinale a alternativa que apresenta o correto significado literal da palavra em destaque.
a) idoso. c) tuberculoso. b) pobre. d) aidético.

10) Observe: “morte e vida vêm”. Assinale a alternativa que apresenta a correta regra para a acentuação da palavra em destaque.
a) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.
b) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo.
c) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo.
d) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

1B 2 A 3 C  4 D  5 D  6 C  7 B  8 B  9 C  10 D

Nenhum comentário: