INTRODUÇÃO
O presente relatório é uma síntese da realização do Avançando na Prática da TP4, na unidade 14, página 80, no 6º ano A e B da Escola Estadual Presidente Costa e Silva. A aula aconteceu no turno matutino. Cada turma tem 3O alunos , sendo que 28 e 26 estavam presentes.
A atividade desenvolvida foi pré-orientada pelo formado do GESTAR, Geremias, e pela coordenação da escola. Seguiu planejada de acordo com a estrutura de plano vigente na Unidade Escolar.
O objetivo é que o próprio aluno faça um texto enumerativo respondendo a seguinte questão “Qual a importância da leitura?”.
RELATO DO DESENVOLVIEMTO
Determinou-se um tempo da aula para um debate. Para facilitar a professora leu alguns textos e frases em que o autor explica a função da leitura na vida do cidadão. Seguiu-se a formação de grupo de cinco aluno e entre eles deveriam fazer um pesquisa para descobrirem quantos livros cada aluno lê por mês, com a ajuda da professora cada grupo apresento seu resultado. Em seguida tiveram que produzir um texto enumerativo listando a importância da leitura. Cada grupo apresentou o seu material e de forma coletiva foi selecionado os principais e elaborado um de forma coletiva.Para casa com o mesmo grupo mas com a temática PROBLEMA AMBIENTAL tiveram que fazer uma pesquisa no bairro e em forma de enumeração lista quais os problemas ambientais do bairro.
ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES
Com base no desenvolvimento das atividades propostas os alunos não apresentam erros crassos de ortografia, precisa melhorar porem o uso de conectivos e estéticos. No geral a turma e bem participativa, o trabalho de campo não deu muito certo os alunos tem entre dez e onze anos não conseguem articular o desenvolvimento deste tipo de atividade.
Após as aulas foi feito o feedback com os alunos apresentando qual o objetivo da aula e avaliado se ele foi alcançado ou não.
É O RELATÓRIO.
Gurupi, fevereiro de 2010.
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JOANA DARC R. COSTA MALUF
PROFESSORA DE LP
INTRODUÇÃO
O presente relatório é uma síntese da realização do Avançando na Prática,da TP4, na unidade 13, página 31, no 7º ano A da Escola Estadual Presidente Costa e Silva. A aula aconteceu no turno matutino. A turma tem 35 alunos, sendo que 30 estavam presentes.
A atividade desenvolvida foi pré-orientada pelo formado do GESTAR, Geremias, e pela coordenação da escola. Seguiu planejada de acordo com a estrutura de plano vigente na Unidade Escolar.
Os objetivos são a formação da textoteca da sala de aula de língua portuguesa, e desenvolvimento do letramento dos alunos, por meio da ampliação de sua leitura de mundo.
RELATO DO DESENVOLVIEMTO
Em um dos acompanhamentos realizados pelo formadoR, já citado, foi sugerido a criação de uma textoteca para a sala de aula, a atividade da TP4, propõem que os alunos deveriam organizar os trabalhos em cartazes, a mesma foi adaptada e os alunos usaram folhas A4,fizeram a coleta no Jornal do Tocantins, Revista Ciência, hoje para crianças, Revista Veja, Época e Isto é. Os alunos recortaram e colaram: um grupo ficou responsável pelos classificados, outro anuncio publicaram, imagens de diversas partes do mundo, etc. Depois de tudo feito e organizado cada grupo teve a oportunidade de apresentar suas impressões sobre a forma como as informações foram organizadas, linguagem, etc.
ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES
Com base no desenvolvimento das atividades propostas cada aluno atuou como sujeito na construção de seu conhecimento, percebendo-se que o conhecimento se formulou de forma diversificada. Os pontos fortes é que os alunos se sentiram parte de um trabalho feito e não só um objeto manipulado. Ele pode formular suas próprias idéias e depois verificar se estavam coerentes com o todo. Os pontos fracos ainda é o baixo nível de letramento, alguns não conseguiram distinguir os gêneros vericados
Após as aulas foi feito o feedback com os alunos apresentando qual o objetivo da aula e avaliado se ele foi alcançado ou não.
É O RELATÓRIO.
Gurupi, dezembro de 2009.
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JOANA DARC R. COSTA MALUF
PROFESSORA DE LP
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