segunda-feira, 23 de novembro de 2020

QUESTÕES - ACENTUAÇÃO (CESPE E VUNESP)

 

1. Os vocábulos “trás”, “é” e “nós” recebem acento gráfico em obediência à mesma regra de acentuação.

  • Certo
  • Errado

2. A palavra “está” recebe acento gráfico em decorrência da mesma regra que determina o emprego do acento no vocábulo “três”.

  • Certo
  • Errado

3. As palavras “indivíduos” e “precárias” recebem acento gráfico com base em justificativas gramaticais diferentes.

  • Certo
  • Errado

4. O emprego do acento agudo nas palavras “específico" ( l.12), “pública" ( l.15) e “práticas" ( l.16), juntamente com o contexto em que elas se inserem, determina o sentido delas.

  • Certo
  • Errado

5. A palavra “cível" recebe acento gráfico em decorrência da mesma regra que determina o emprego de acento em amável útil.

  • Certo
  • Errado

6. Na frase “… a obra póstuma e incrivelmente contemporânea…”, os termos destacados recebem acentuação gráfica em conformidade com as mesmas regras observadas para acentuação, respectivamente, dos seguintes termos:

A) legião; proféticos.

B) angústia; alguém.

C) tecnológicas; experiência.

D) também; paciência.

E) páginas; está.

7. Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas obedecendo à mesma regra que determina a acentuação, respectivamente, das palavras “vários” e “análogas”.

A) Dívidas; há.

B) Josés; água.

C) Antônios; multiétnica.

D) Deploráveis; inclassificável.

E) País; máxima.

8. Assinale a alternativa com as palavras acentuadas segundo as regras de acentuação, respectivamente, de intercâmbio e antropológico.

A) Distúrbio e acórdão.

B) Máquina e jiló.

C) Alvará e Vândalo.

D) Consciência e características.

E) Órgão e órfãs.

9. Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas graficamente pelos mesmos motivos que justificam, respectivamente, as acentuações de: década, relógios, suíços.

A) flexíveis, cartório, tênis.

B) inferência, provável, saída.

C) óbvio, após, países.

D) islâmico, cenário, propôs.

E) república, empresária, graúda.

 

10) Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma culta, todas as palavras estão corretamente escritas e acentuadas graficamente.

A) A principal finalidade de um assistênte digital pessoal (PDA) é atuar como um organisador eletrônico ou agenda prtatil de planejamento diário.

B) O PDA permite o compartiliamento de informações com o PC, ele deve ser uma extenção do PC, não um subistituto.

C) E ainda mais, os fabricantes combinaram os PDAs com telefones celulares, reprodutores multimídia e outros equipamentos eletrônicos.

D) Os PDAs, também chamados de palmtops, definitivamente evoluiram ao longo dos anos; eles não sómente gerenciam informações pessoais, como contatos, compromiços e listas de coisas a fazer.

E) Os dispozitivos de hoje também podem se conectar à internet, atuar como aparelhos de posicionamento global (GPS) e ezecutar software multimídia.

 

Nenhum comentário: