1. Os
termos “injustíssima” e “bestíssima” são empregados no discurso expressando um
posicionamento definido do autor em relação a situações a que estão
relacionados. Morfologicamente, pode-se afirmar em relação a tais termos:
A) O
acréscimo do sufixo “-íssima” à forma do adjetivo está ligado ao uso da
variedade formal da língua.
B) As
variantes “-érrimo” e “-imo” poderiam substituir o sufixo “-íssimo”
demonstrando o emprego ultraformal da língua.
C) A
língua coloquial faz uso do sufixo “-íssimo” (variante “-íssima”) com o
propósito exclusivo de demonstrar ironia e crítica no discurso apresentado.
D) A
substituição de “injustíssima” por “muito justa” provocaria alteração em
relação ao tipo de linguagem empregada no discurso, passando a demonstrar um
tipo informal.
2. O
período que compõe a última fala do menino “Eu falei muito para você não pensar
só em comida, mas você vai e não
esquece.” possui
A) conjunção
adversativa que expressa um valor contrastivo e que pode ser substituída por
“portanto”.
B) conjunção
que expressa uma relação de contraste entre dois fatos e pode ser substituída
por “apesar disso”
C) conectivo
de coordenação “mas” podendo ser substituído por “daí que” anunciando um efeito
do fato anterior.
D) adjunto
conjuntivo de explicação expressando a continuação lógica do raciocínio
iniciado com a oração anterior.
3. Quanto
à classe gramatical das palavras sublinhadas, tem-se a correspondência correta
em:
A)
“Só a autenticidade resolve.”
(6º§) – advérbio
B) “A mim a resposta parece óbvia.”
(6º§) – artigo
C) “Alguém
alegará que dessa forma
aprendiam alguma coisa.” (6º§) – pronome relativo
D) “Até quando temos de pensar a
respeito das armadilhas da internet...” (7º§) – advérbio
4. “Afinal, ela e sua dor nas cadeiras já
tinham ido e voltado e esperado e retornado e remarcado naquela fila há quase
um ano. O hospital ficava longe; precisava pegar o primeiro ônibus, descer no centro; andar até o ponto do
segundo ônibus; viajar mais meia hora nele; e andar mais quatro quarteirões.” (4º§) De
acordo com a classe de palavras, os termos sublinhados se classificam,
respectivamente, como:
A) Advérbio,
advérbio e pronome.
B) Advérbio,
numeral e conjunção.
C) Conjunção,
advérbio e preposição.
D) Conjunção,
substantivo e conjunção.
5. “Porém, dona Valentina era prevenida:
levara na sacola a capa e a sombrinha desmilinguida – mas que ainda serviam.”
(2º§) No trecho anterior, a conjunção sublinhada pode ser, corretamente,
substituída por:
A) Portanto.
B) Porquanto.
C) No
entanto.
D) Mas
também.
6. “Porém, dona Valentina era prevenida:
levara na sacola a capa e a
sombrinha desmilinguida – mas que ainda serviam.” (2º§) Os
termos anteriormente sublinhados exprimem a ideia de:
A) Contraste
e causa.
B) Oposição
e continuidade.
C) Oposição
e consequência.
D) Acrescentamento
e continuidade.
7. “O que leva a crer no
desaparecimento do bem-te-vi são as mudanças...” (5º§) A partícula grifada no
excerto anterior, classifica-se como
A) artigo
definido.
B) pronome
pessoal.
C) pronome
demonstrativo.
D) pronome
de tratamento.
8. Em
“O tema mais importante, no entanto,
não é que as estruturas se ampliem sempre,...” (1º§), a correção semântica é
preservada substituindo-se o termo destacado por
A) pois.
B) por
isso.
C) contudo.
D) portanto.
9. Em “Muito
recomendável, portanto, na
atualidade.” a palavra destacada exprime circunstância de:
A) Conclusão.
B) Explicação.
C) Causa.
D) Finalidade.
E) Condição.
10. Quanto
à classe de palavras, assinale a relação INCORRETA:
A) “Poderia
louvar melhor os amigos,...”
(artigo)
B) “Não sei se muita gente haverá
reparado nisso – ...” (advérbio)
C) “E
as surpresas de palavras
que nunca se tinham visto nem ouvido!” (substantivo)
D) “Vêm os que acreditam em exemplos
célebres...” (verbo)
E) “Sem
falar que antes do rei
também está o presidente.” (pronome)
11. Em “Eram
quatro horas da manhã quando seu
pai sofreu um colapso cardíaco”. (1º§), a palavra sublinhada tem valor
semântico de:
A) Modo.
B) Comparação.
C) Intensidade.
D) Tempo.
E) Consequência.
11. Na
expressão “Os cômodos são ridiculamente pequenos!”,
o termo em destaque está diretamente ligado ao adjetivo “pequenos” e
estabelece, na frase, uma relação de sentido de
A) meio.
B) causa.
C) modo.
D) intensidade.
12. No
trecho “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo
erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§), a expressão
destacada exprime ideia de
A) modo.
B) ordem.
C) dúvida.
D) escolha.
E) inclusão.
13. De
acordo com a classe de palavras, assinale a relação INCORRETA.
A) “Dessa
forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por
sua vez, quer explorar e experimentar tudo a
sua volta.” (1º§) – Pronome.
B) “Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do
preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros.”
(3º§) – Advérbio.
C) “Existem algumas características
comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam
um grupo propenso à infecção pelo HIV.” (3º§) – Conjunção.
D) “Outro
fator importante a ser
levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de
comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§) – Adjetivo.
E) “A
adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e
desenvolvimento, que se manifesta por transformações
físicas, psicológicas e sociais.” (1º§) – Preposição.
14. Em
“Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos
estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à
fidelidade do casal, apesar de que,
no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova
de amor e proteção para com o outro.” (3º§), a expressão destacada pode ser
substituída, sem alteração de sentido, por
A) senão.
B) embora.
C) visto
que.
D) enquanto.
E) com
o propósito de.
GABARITO
- 1 A 2 B 3 A 4 B 5 C 6 B 7 C 8 C 9 A 10
E 11 C 12 A 13 C 14 B 15
Um comentário:
Olá! Fui resolver as questões, mas há duas com o mesmo número e, por isso, há erro no gabarito. Rosana
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