Sala ambiente

Sala ambiente
Língua Portuguesa

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Educação a distância

A EAD caracteriza-se por ser um processo de ensino/aprendizado feito de forma não tradicional, sendo executada total ou parcialmente a distância. No passado os módulos de formação chegavam através dos correios, programas de rádio, televisão, e hoje com na era digital sofreu uma transformação, ganhando uma nova força nos tempos modernos. Os instrumentos usados são os aparelhos tecnológicos (computador, DVD, internet etc.), e tem por objetivo levar aperfeiçoamento e conhecimento a todo e qualquer público de forma democrática e eficaz. A EAD tem como diferencial o tempo pois é flexível, espaço por que o acadêmico pode estudar em casa, a presença de um tutor que funciona como mediador, e por não existir o contato afetivo entre professor aluno uma marca tão forte do ensino tradicional.
No contexto histórico de transformação da educação pelos recursos de mídia e tecnologias a UAB (Universidade Aberta do Brasil) surgiu para sanar uma dívida histórica com os profissionais da educação. Pela facilidade de chegar a qualquer lugar por meio de satélite as universidades públicas firmaram parcerias entre as três esferas (municipal, estadual, federal) para permitir a formação superior a profissionais que já atuam na área, mas não tiveram a oportunidade de cursar uma faculdade. Cumpre-se desta forma o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Com pólos de apoio presenciais e a distância permite a articulação e gestão do processo de ensino e aprendizagem de forma democrática. O que para alguns profissionais da educação até bem pouco tempo era surreal, tornou-se possível e concreto. O discente pode estudar ajustando suas atividades acadêmicas a rotina de trabalho. O fato de ser ofertada de forma gratuita tem sido também um atrativo. A UAB serve para levar o conhecimento técnico, permitindo-se assim o aperfeiçoamento da pratica de sala de aula.
O ensino por meio da modalidade a distancia é promovido de forma democrática. Faz com que o aluno otimize seu termo, e o aproveite de forma quantitativa e qualitativamente. Ele não aprende de forma dependente, pois tem um material de apoio, impresso e digital. O aluno aprende a medida que se propõe a analisar os conteúdos propostos. A precisa ser disciplinado e ter a mesma seriedade se estivesse fazendo um curso no modelo tradicional.
O tutor na modalidade EAD, funciona como o mediador entre o aluno e a plataforma de ensino. Tira dúvidas, motiva a participação, busca soluções para pequenas ou grandes demandas. Cria um espaço virtual que seja atrativo para o aluno, não somente pela formação que esta recebendo, mas por verificar com regularidade, e dar o feedback das atividades promovidas.

Nenhum comentário: